Thursday, October 14, 2010

Oi Mundo...

Vocês já pararam pra pensar em como o ser humano é contraditório? E o tanto que as coisas mudam??
To querendo dizer assim, num contexto geral!!
Eu por exemplo, sou uma pessoa extremamente contraditória!!! Em um momento falo uma coisa, e dali 10 minutos já mudei de opinião... Ou então eu faço alguma coisa e dali 5 minutos me arrependo...
Mas... oi??? Quem não é assim?? Quem nunca se contradisse??? Quem nunca se arrependeu??? Quem nunca pensou que podia ter tomado uma decisão melhor???
Até onde sei, isso é uma coisa SUPER normal do ser humano... e isso acontece no mundo todo!!!!!
E atenção: isso NÃO significa que essa pessoa não tem opinião formada... nã nã não... essa pessoa só é uma pessoa normal!!! Mais nada....

Outra coisa que tenho me perguntado e quero escrever é: o que é certo ou errado??? Tipo assim, o que é certo p/ mim pode não ser para vocês!!! E vice-versa....
Se vivêssemos num mundo perfeito, todas as leis seriam seguidas, todas as placas seriam obedecidas, todas as pessoas se respeitariam, e tudo seria cor-de-rosa!!! =D
Mas infelizmente não é....

Quando cheguei aqui nos USA à 5 anos atrás, eu era uma pessoa muito menos tolerante e muito mais apressada!!! Queria tudo pra ontem, e como todo bom brasileiro, dava meu jeitinho....
Mas aí, quando você se dispõe a morar num outro país, com uma cultura completamente diferente da sua, você tem somente 2 opções: ou você aprende a viver como eles ou você simplesmente nunca vai se "encaixar" nessa sociedade e vai viver infeliz se sentindo um peixe fora d'água...
E eu graças a Deus escolhi a primeira opção!!!!

Com isso, eu aprendi a respeitar as pessoas num ambiente público, aprendi a RESPEITAR uma fila e a ficar à uma certa distância da pessoa da minha frente,  aprendi a respeitar os sinais de trânsito, aprendi a respeitar os pedestres, os idosos e as mulheres com bebê (no colo ou no carrinho), aprendi a abrir uma porta pra um idoso e segurá-la p/ mesmo passar....
Mudei meus valores completamente...

Me lembro muito bem da primeira vez que fui p/ Brasil, o impacto de cultura e educação que senti no aeroporto... Primeiro que todo mundo sai correndo do avião e vai passando por cima de quem estiver na frente só pra chegar mais rápido na fila da imigração!!! Daí todo mundo fica colado na esteira esperando a mala chegar.... e eu lá sozinha, afastada da esteira só de olho.... quando minha mala apareceu, eu pedi licença p/ marmanjos que estavam quase surfando na esteira... consegui um espacinho minúsculo entre eles (porque obviamente eles não podiam perder o lugar de ouro que tinham conquistado) e fui retirar minha mala de 32 Kg... Bom, obviamente foi um desastre porque eu não tinha espaço e a mala estava realmente pesada.... Com muito sacrifício e depois de machucar minha mão, consegui coloca-la no carrinho... e os marmanjos??? De braço cruzado me olhando.... não tiveram a capacidade de segurar o carrinho enquanto eu colocava a mala em cima....
Saí de lá furiosa.... Achei uma puta falta de consideração com o próximo!!!!!

Nessa mesma viagem, eu fui atravessar uma rua num farol de pedestre.... o farol estava verde pra mim.... eis que quando estou no meio da rua, uma moto vem e simplesmente passa no farol vermelho!!! Minha primeira reação foi xingar o fdp... apontei p/ farol e gritei que TAVA VERMERLHO!!!.... o fdp deu meia volta e veio tirar satisfação comigo, me encarando feio e me intimidando com um olhar ridículo... nesse dia eu achei que ia morrer!!!! Mas eu ignorei a volta dele e segui meu caminho....

Tem mais uma histórinha.... logo depois desse episódio, eu peguei o carro e fui dar uma volta com minha prima.... quando eu fui virar a direita em uma rua, uma senhora tinha começado a atravessa-la e na mesma hora ela parou!!! Mas na realidade quem tinha que parar era eu... e foi o que fiz! Parei o carro e fiz sinal pra ela passar.... nunca me esqueço do sorriso dessa senhora pra mim.... Fiz uma coisa que é obrigação de todos os motoristas.... tudo bem que quase bateram na minha bunda né, mas pelo menos cumpri minha obrigação e fiz a velhinha feliz!!!!

To escrevendo tudo isso não pra me promover à Santa e nem concorrer à Presidência não.... Só to querendo dar exemplos simples de onde realmente encontramos a educação das pessoas....
Já fiz muitas coisas erradas... mas pelo menos to sempre aprendendo e evoluindo como ser humano!!!

Nessa viagem que fizemos agora, em cada museu ou igreja que entrávamos sempre tinha um grupo de pessoas falando alto, dando gargalhadas e tirando foto com flash (o que é proibido pois a luz pode estragar as obras).... e p/ nossa tristeza, na maioria das vezes eram brasileiros....

Teve gente que entrou aqui no blog e criticou o fato de eu ter tirado foto num lugar proibido de Roma.... Well, certo não foi.... mas se todo mundo tava fazendo, porque eu não faria?? Eu pelo menos tive a capacidade de desligar o flash né?
E se todo o mal do mundo fosse esse, seria tudo tão fácil de resolver....
Outra coisa.... não acredito que minha educação possa ser medida por essa atitude!! Se não me conhece, não me julgue.... do mesmo jeito que eu não to fazendo com você!!!!!

Hoje em dia, sigo aquele velho dizer:
"Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você"

Love,
Tati

PS: tenho orgulho de ser brasileira, mas isso não significa que vou tapar meus olhos pra não enxergar os defeitos do nosso país!!!!

1 comment:

Juliana Ramos said...

Eu mudo de opinião tranqüilamente... se a sua é melhor que a minha, eu mudo...rs
Sobre a indicação dos 9 blogs, precisa não... isso é coisa que o povo inventa, eu já desencanei!!!
Bjinhos