Friday, October 1, 2010

Paris... um lugar cheio de controvérsia!!!!

Esperei tanto por esse momento... o de escrever sobre Paris! Por cada lugar que eu passava ou cada situação vivida por lá, eu só conseguia pensar em escrever sobre...

Antes de começar eu gostaria de deixar BEM claro que criei esse blog pra expressar a MINHA opinião sobre as coisas, o MEU modo de enxergar a vida, e em momento nenhum peço que concordem comigo! Só peço que respeitem minha opinião, do mesmo jeito que respeito à dos outros! =D

Agora posso falar....
Paris é uma cidade linda! Acho que a mais bonita que já fui... o simples fato de andar por aquelas ruas cheias de cafézinho (onde todas as cadeiras ficam viradas p/ rua p/ pessoal ficar vendo o movimento), aquela arquitetura antiga dos prédios com suas sacadas de ferro, os jardins enormes e bem cuidados... já vale a pena a viagem!
E aí quando você pensa que já viu o que há de mais bonito naquela cidade, você chega na Torre Eiffel... e quanto mais perto você chega dela, mais embasbacado você fica de ver o tamanho e beleza da mesma! É lindo!!!
E o prazer que é comprar vinho, pão e queijos num mercadinho qualquer, e sentar em um parque pra almoçar? E enquanto você almoça, você olha pro lado e vê aquela inconfundível pirâmide de vidro?
Sem contar o verdadeiro croissant com cafézinho todas as manhãs...
Tudo isso realmente não tem preço....

Porém... tudo sempre tem um porém!!!!
Eu só conseguia apreciar essa beleza toda depois de tomar um golinho de vinho... assim, só pra relaxar! E aqui vou explicar o porquê...

Paris é o destino internacional mais procurado para turismo, tendo recebido em 2009 mais de 74 milhões de turistas (fiz uma pesquisa rápida p/ não falar besteira)! O francês é a 10a. língua mais falada no mundo, ficando atrás do inglês, espanhol e português entre outras (segundo meu amigo wikipedia). A França é um dos componentes da Comunidade Européia, onde existe um mix de línguas e culturas enorme!
Obviamente, quando cheguei lá pensei que tudo o que eu tinha ouvido sobre os franceses não era verdade... que eles são mal educados e grosseiros com os turistas! Pensei comigo: não é possível... Paris é uma cidade desenvolvida, com uma puta estrutura e extremamente turística!!!! Dããã....
E no segundo dia lá, meu sorriso começou a se desmanchar.... (aqui entrou o vinho! ahahah)....
É extremamente difícil se comunicar com eles... eu e o Marido falamos 3 línguas participantes da comunidade européia (inglês, português e espanhol), e mesmo assim não conseguimos nos entender com os queridos franceses.... não estou dizendo que eles tem OBRIGAÇÃO de falar outra língua, mas quando se trata de um lugar turístico como Paris, ou você aprende outra língua ou você seja simpático o suficiente em tentar se comunicar com seus clientes! Por que eles mal tem um cardápio em inglês, já que essa é a SEGUNDA língua mais falada no mundo, e provavelmente é a segunda língua de muita gente mundo a fora?? Um simples cardápio, ou uma placa na rua em outra língua, ou instruções no metrô em outra língua... NADA.
Fiquei indignada com isso....

E o pior é que minha indignação não para por aí... os franceses não tem um pingo de educação com as pessoas!!!! Impressionante o jeito que eles olham e tratam os turistas... eles te olham com raiva, no maior estilo "você está aqui estragando minha cidade, deixando ela mais povoada".... Helloooo????
Pela primeira vez em 5 anos, eu senti falta do EXCESSO de educação dos americanos. Sabe quando você esbarra em alguém na rua?? Obviamente você não fez de propósito, e a primeira reação aqui nos USA é de ambas as partes falarem um singelo "I'm sorry".... e tudo mundo continua sua caminhada feliz da vida! Lá em Paris não.... eles te olham feio, como se você estive batendo neles de propósito e ainda saem andando te xingando... sim... e isso não foi só uma vez não. Foram várias.... até que no último dia uma vaca francesa me fez chorar no meio da Champs Elysees... patético, mas aconteceu!!! E depois disso, quem já chegava neles com raiva era eu!!!
Paris??? Volto lá sim... mas quem sabe daqui uns 10 anos....

Pronto, desabafei! Se eu recomendo as pessoas a visitares Paris? Recomendo sim... mas vá preparado... porque não é fácil não....
Como falei p/ Marido, toda minha raiva passava quando eu chegava em algum monumento... a beleza é tanta, que eu esquecia das coisas ruins....

E o meu programa preferido lá? Descer às margens do Rio Sena com uma garrafa de vinho e ficar lá, curtindo o momento sob as luzes de Paris!!!!

Na minha opinião, todos os franceses podiam explodir e se transformar em flores! A cidade seria muito mais bonita!

Love,
Tati

Jardins de Luxemburgo!

A primeira olhada na Torre! Inesquecível
Louvre 
Na beira do Rio Sena....

Castelo de Versailles

A noite ela é mais bonita ainda!

Arco do Triunfo

Uma das minhas preferidas!

3 comments:

Miriam (Loira) Reinozo said...

tdo lindo,lindo,lindo,kkk lembra no Guaruja qdo vc ficava brava com os turistas.
bjos

Faaabi said...

Se eu já achava Paris maravilhosa depois das suas fotos então, babo ainda mais. Todos nós conhecemos a fama dos Franceses é uma pena pois um lugar tão bonito com aquele deveria ter pessoas mais agradaveis. Mas deixa os Franceses para lá, que eles se explodam e virem flores como voce falou, o importate é lembrar da magia que essa cidade tem!
Te digo uma coisa, ainda vou conhecer esse lugar, escreve isso!=)

Beeeijos Prima, tá tudo muito lindo por aqui!

Alessandra Foletto said...

Que coisa hein...que eles são grossos ele são mesmo...e não fazem a minima questão de aprender qualquer outra lingua...mas nunca passei tanta raiva assim lá não. Lembro quando fui de aviao e tava no aeroporto esperando pra passar pela imigracao e de repente eles fecharam todas as lojas do free shopping e veio um guarda falando umas coisas em frances que ninguem entendia nada oq ele estava querendo, vc acredita que uma pessoa da multidao é que virou e falou que era pra tdo mundo se direcionar pro outro lado do terminal pq estavam fechando aquela parte por suspeita de terorrismo....mas me fala o guarda trabalha num aeroporto e nao fala ingles...cada uma....
Mas deixa pra la amiga...vamos continuar indo pra la pq é o lugar mais lindo e charmoso do mundo e se eles nao estiverem contente q se mudem hehe
bjos